Praias de Florianópolis

Praias do Norte da Ilha para você conhecer

Calmaria ou badalação? Mar calmo ou agitado? Faixa de areia gigante ou modesta? Um dos pontos positivos de estar em meio às praias do Norte da Ilha, em Florianópolis, é a possibilidade de vivenciar facilmente cada uma dessas experiências, afinal, bastam alguns minutos de deslocamento entre um lugar e outro. 

Se você está programando um passeio nas praias do Norte da Ilha, separamos nove principais locais que estão entre os favoritos dos turistas. 

Praia dos Ingleses

Para finalizar a lista de principais praias do Norte da Ilha, está a Praia dos Ingleses, uma das mais conhecidas de Florianópolis, principalmente pelo fato de que a região mais parece uma cidade. É um dos locais com infraestrutura mais completa em relação a estabelecimentos comerciais e programas turísticos. 

Para ter ideia, há atividades disponíveis para as mais variadas idades e estilos – surf, mergulho, passeios de barco, passeio de caiaque, além de sandboard nas dunas que ficam entre a Ponta dos Ingleses e a Praia do Santinho. 

Distância de Canasvieiras: 10 km

Praia da Lagoinha do Norte

Para quem gosta de praias que dão a sensação de estar em meio à uma piscina, a Lagoinha do Norte é perfeita. O mar calmo, sem ondulações e com água quase quente despertam a atenção de famílias. É o lugar perfeito para estar com crianças. 

Além do mais, diferente de grande parte das praias do Norte da Ilha, a região da Lagoinha do Norte é bastante tranquila, com pouco agito (mesmo na alta temporada). 

Para quem pretende visitar o local, vale aproveitar para fazer a Trilha do Morro do Rapa, com 2.800 metros de extensão. Ao longo do percurso os trilheiros se deparam com o mirante de pedra, onde é possível avistar grande parte da região continental e praias das redondezas.

 

Distância de Canasvieiras: 8 km

Praia de Jurerê Internacional

A praia de Jurerê Internacional está entre as mais famosas de Florianópolis. Localizada em uma das regiões mais nobres da Capital, é um dos destinos mais badalados do verão no Brasil, pois há beach clubs espalhados pelo local. 

Outro destaque são as várias mansões em todo lugar. Inclusive, um dos programas dos turistas inclui fazer um tour pelas ruas de Jurerê Internacional. 

Em relação à praia, a faixa de areia é mediana (na alta temporada costuma ficar bem lotada), o mar é conhecido pelas águas calmas e temperatura agradável. 

Distância de Canasvieiras: 13 km

Praia de Santo Antônio de Lisboa

Se o que interessa para você é estar em um belíssimo lugar em meio à alta gastronomia, Santo Antônio de Lisboa atende muito bem esse desejo. A região é conhecida pela beleza natural diferenciada e por concentrar restaurantes que oferecem uma ampla gama de pratos feitos à base de frutos do mar. 

A praia de Santo Antônio de Lisboa não costuma ser usada para banho. No entanto, da pequena faixa de areia é possível se encantar com a vista da Baía Norte e da ponte Hercílio Luz. Outro programa que vale incluir no roteiro é assistir o espetáculo do pôr do sol ali mesmo da praia. 

Dica extra: aproveite para conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre 1750 e 1756. Ela está aberta diariamente das 8h às 12h e das 13h30 às 15h, com entrada gratuita.

Distância de Canasvieiras: 18 km

Praia do Forte

Entre Jurerê Internacional e a praia da Daniela está a Praia do Forte. Uma das características principais dela é a enorme faixa de areia, que pode chegar a 45 metros. Inclusive, é bem comum ver carros estacionados por lá. 

A água é clarinha e a temperatura bem aconchegante, assim como grande parte das praias do Norte da Ilha. É possível entrar no mar até cerca de 200 metros da praia e, mesmo assim, manter os pés ao alcance do fundo do mar.

Distância de Canasvieiras: 8 km

 

Praia de Ponta das Canas

Outra opção maravilhosa entre as praias do Norte da Ilha é Ponta das Canas. O local ainda detém uma tradicional colônia de pescadores, o que dá ainda mais charme para a região. Conhecido pela segurança e tranquilidade, o centrinho de Ponta das Canas é pequenino, concentrando somente dois quarteirões. 

Distância de Canasvieiras: 7 km

Praia Brava

O mar aberto e agitado faz jus ao nome Praia Brava, um dos lugares favoritos para quem gosta de pegar boas ondas. Não é por acaso que é um dos pontos mais badalados e frequentados por surfistas no verão de Florianópolis. 

A praia tem aproximadamente 1,5 km de extensão e o mais incrível: há áreas em que a faixa de areia chega a 50 metros de largura. Um estímulo para jogar frescobol, caminhar, correr ou, simplesmente, sentar para admirar o mar. 

Distância de Canasvieiras: 8 km

Praia de Daniela

Eis mais um dos lugares que tanto turistas com crianças quanto famílias locais gostam de visitar: a praia da Daniela, com cerca de 3,5 km de extensão. O mar da Daniela é tipicamente tranquilo e muito se assemelha a uma piscina com água esverdeada e morninha. Opção excelente para brincar e relaxar desfrutando de um banho de mar. 

Outro ponto positivo é que no local há presença de muitas árvores para fazer sombra, característica bem diferenciada em comparação a outras praias. 

Distância de Canasvieiras: 11 km

Praia da Cachoeira do Bom Jesus

Mar calmo, sem ondas, água clara e pouca intensidade de turistas. Essas características definem bem o cenário que você vai encontrar ao chegar à praia Cachoeira do Bom Jesus. O lugar é perfeito para quem gosta de caminhar com tranquilidade na areia, ler um livro ou tirar um cochilo ouvindo o som do mar. 

Dica extra: no local não há muitos quiosques, então, vale estar munido de bebidas e alimentos caso resolva passar algumas horas por lá. Só lembre de recolher o lixo que produzir durante o dia! 

Distância de Canasvieiras: 3 km